"American Gods", nova adaptação para a TV do famoso livro de Neil Gaiman, não será uma jornada fácil para os espectadores - mas vai valer o esforço e o tempo. O livro de 2001 teve aclamação mundial. Só que ele precisa de um pouco de pesquisa para entender completamente todo o seu simbolismo, metáforas e lista de personagens antigos, sobre os quais o livro foi projetado.
"American Gods" poderá ser chamada aqui também com o título "Deuses Americanos". Vamos ver qual vinga.
Podemos rotular "American Gods" como uma fantasia, um faroeste, um estória decorrida durante a passagem por uma estrada, um comentário social e mitologia - tanto moderna como primitiva. O enredo focaliza um ex-detento, chamado Shadow Moon, que acaba sendo empregado pelo misterioso Mr. Wednesday (ou Sr. Quarta-Feira).
Explicando: no momento em que se conhecem, dentro de um avião a decolar, Shadow se apresenta e o homem misterioso pergunta qual dia em que estavam. E ele responde Quarta-Feira. Então, esse será meu nome).
Assim começa a narrativa da viagem, em que os dois personagens estão viajando em um carro (do homem misterioso, após Wednesday dispensar o carro alugado de Shadow), através de um rodovia do interior dos Estados Unidos e encontrando novos e antigos deuses, lendas e espíritos que estão vivos hoje, levando suas vidas como pessoas comuns. Há uma guerra iminente, contudo, entre os deuses antigos trazidos para a América da África, Irlanda e Alemanha, e os novos deuses, como a mídia e a tecnologia.
A primeira temporada vai cobrir cerca de um terço do livro, com atualizações pontuais (especificamente em relação aos personagens da mídia e tecnologia), a serem escritos pelo próprio Gaiman. É uma série cheia de visões, flashbacks, magia, saltos no tempo e um elenco complexo de personagens como aparições simbólicas de séculos da cultura humana. É muito estilizada e cara. E pode se tornar uma das grandes experiências da TV neste ano. Neste post, o site Esquire.com, fornece uma guia para entender o elenco central.
OS VELHOS DEUSES
Shadow Moon |
Shadow não é um deus, mas ele acaba ficando do lado dos velhos deuses, após ser empregado pelo misterioso Mr. Wednesday, que o leva em uma viagem de estrada e enquanto ele vai ao enterro da sua esposa. Em uma estrada americana , repleta de deuses ou desprovida deles. Mas, mesmo que ele saiba tão pouco desse mundo, assim como nós, espectadores, não espere que ele faça todas as perguntas. Nós teremos que participar também.
Mr. Wednesday. Vivido por Ian McShane, é um espertalhão que recruta Shadow como
Mr. Wednesday |
Bilquis. Feita pela atriz Yetide Badaki, no primeiro episódio, ela faz uma das cenas mais chocantes, que envolve a apresentação de Bilquis, baseada na antiga Rainha de Sabá. A
Bilquis |
Mad Sweeney |
Mr. Nancy |
OS NOVOS DEUSES
Mr. World |
Technical Boy |
Media ou Mídia na tela como Lucille Ball |
Ela ainda não aparece no 1º episódio, assim como Mr. World e Mr. Nancy.
Antes de finalizar esse post, é digno de nota o prólogo de "American Gods". São os vikings em busca de uma nova terra e acabam descobrindo a costa leste dos Estados Unidos. Ao desembarcarem do navio, são rechaçados pelos indígenas a flechas. Decidem voltar, mas não há vento para as velas do navio.
Mais do que isso é spoiler.
O 1º episódio pode ser visto, dublado e legendado, no site: seuseriado.com/american-gods/
No comments:
Post a Comment