Sunday, March 1, 2020

Havaí - Filme de 1966 baseado em livro de James Michener.

Filme baseado em livro de James Michener e roteiro de Dalton Trumbo.

Um missionário americano e sua esposa viajam para um ilha exótica do Havaí, com a intenção de converter os nativos. Mas o conflito entre as duas culturas é muito grande e, em vez de haver um entendimento, ocorre a tragédia.

Filme digirido por George Roy Hill, com Julie Andrews, Max von Sydow, Richard Harris e Gene Hackman.

Foi o filme de maior bilheteria de 1966.
Indicado a 7 Oscar, mas não ganhou nenhum. Apenas ganhou um Globo de Ouro, para Melhor Atriz Coadjuvante para Jocelyne LaGarde, que fez a personagem Malama.

Quando assisti este filme pela primeira vez, fiquei aborrecido com o personagem feito por von Sydow e não me conformava por que Julie Andrews não abandonava o missionário radical pelo capitão. Depois, quem diria, eu viria a ser um grande fã de Sydow. E também fiquei bastante impressionado pela atuação de Malama, feita por Jocelyne e não foi à toa que ela ganhou o Globo de Ouro e indicada ao Oscar. 
Jocelyne e Julie Andrews
Jocelyne é a única indicada na história da Academia por seu único papel no cinema. Ela nunca havia atuado antes e nunca mais atuou na sua vida.

Este filme marca o primeiro filme da carreira de Bette Midler. Ela pode ser vista na multidão como uma passageira que está enjoada no navio e ouvindo o Reverendo Abner Hale (Sydow). Ela foi contratada também para um papel com fala e foi para Los Angeles, para filmar as cenas no estúdio. As cenas dela acabaram cortadas do filme na edição. Contudo, Bette usou o dinheiro para se mudar para Nova York, onde sua carreira deslanchou.

O papel fictício de Malama no livro de James Michener e também no filme, foi baseado na Rainha Ka’ahumanu, a verdadeira chefe dos Mauis na época da chegada dos missionários nas ilhas. Foi ela quem deu a boas vindas aos missionários, aprovou as leis contra os marinheiros e se converteu ao Cristianismo um pouco antes de sua morte, do mesmo como faz Malama neste filme.

Richard Harris, Julie Andrews e Max von Sydow
Os filhos verdadeiros de Max von Sydow, Henrik e Clas, ambos fizeram o papel do filho do reverendo, Micah, em diferentes idades durante o filme. Henrik fez Micah aos sete anos e Clas fez o Micah aos doze anos.

Fred Zinnemann seria o diretor inicialmente, assim como Audrey Hepburn e Sir Alec Guiness para estrelarem os principais papeis. Infelizmente, conflitos do produtor Walter Mirisch e o roteirista Dalton Trumbo, assim como vários dias de atraso por causa do tempo, forçaram ele a deixar o projeto antes das filmagens começarem. George Roy Hill foi contratado para substitui-lo.
Na verdade, Fred queria levar Daniel Taradash, com quem teve uma ótima parceria com o filme “A um passo da eternidade”, para escrever o roteiro, mas ele não conseguiu condensar o livro de Michener (livro tem um pouco mais de mil páginas). Fred queria fazer um filme de 4 horas, dividido em duas partes. Trumbo veio depois, para escrever o roteiro.

Ofereceram o papel do Capitão Rafer Hoxworth (feito por Richard Harris) e também o do missionário para Charlton Heston. A despeito de ter rejeitado os dois papeis, Heston iria aparecer na continuação deste filme, “O Senhor das Ilhas” (The Hawaiians) dali a 4 anos, com o papel de Whip Hoxworth, o filho do personagem de Richard Harris.

Quando Richard Harris foi apresentado para Gene Hackman no início das filmagens do filme de 1992 de Clint Eastwood, “Os Imperdoáveis”, Harris o cumprimentou como se fosse a primeira vez que tinham se visto. Hackman explicou que eles já tinha se encontrado antes, mas Harris dizia que não, que ele teria lembrado. Hackman então disse a ele que eles tinham se conhecido pela primeira vez no set de “Havaí” vinte e seis anos antes.

Tanto este filme como a continuação têm belíssimas trilhas sonoras. A deste feita por Elmer Bernstein e da continuação feita por Henry Mancini.

Veja trailer:

E abaixo o link para o filme (novo link):
https://1drv.ms/u/s!AsG-jsm3UF0agQ-il9jtIAZ0vN5t?e=d3JmKV

4 comments:

  1. Vou mudar o link. Eu mudei para O Senhor das Ilhas e não troquei este. A Microsoft, na verdade, travou meu acesso ao meu antigo One Drive.

    ReplyDelete
  2. Olá, você teria o link da continuação deste filme? “O Senhor das Ilhas” (The Hawaiians)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já achei aqui mesmo obrigado...

      Delete

Je t'aime, Je t'aime (Alan Resnais, 1968)

"Je T'aime, Je T'aime (1968, Alan Resnais), a rarely-seen science-fiction cult film, exercises the viewer's mind with super...