Two-Lane blacktop poderia ser traduzido como asfalto de duas faixas. O que seria uma disputa entre um Chevrolet 1955 e um Pontiac 1970, na verdade, eles acabam nunca disputando pra valer.
Foi o primeiro papel do cantor James Taylor no cinema, que aqui faz o papel do piloto do carro que disputa as corridas. Dos principais atores no filme, ele é o único ainda vivo.
O diretor Monte Hellman colocou no elenco dois atores não profissionais, na verdade, ligados à música, para dar uma ar leve em contraposição a um ator tarimbado como Warren Oates.
Dennis Wilson foi baterista do famoso grupo The Beach Boys, que fez sua única interpretação. Seu irmão, Brian Wilson, fez uma música em homenagem ao irmão, que morreu em um afogamento.
Segundo comentário do diretor no DVD do filme, a razão pela qual o filme demorou para sair em DVD foi por causa de Jim Morrison. A trilha do filme tem cenas onde as músicas do Doors ao fundo. Monte Hellman e os produtores tiveram problemas inicialmente para garantir a permissão dos herdeiros de Morrison para liberar o filme com o conteúdo original das músicas da banda. Por razões óbvias, tal permissão do DVD não era parte do acordo original com o The Doors em 1972. Mais tarde, o estúdio conseguiu a permissão e liberou a venda do DVD.
Três Chevrolet 1955 foram usados para o filme. Um dos carros usados mais tarde foi dirigido por Harrison Ford em 'Loucuras de Verão' em '1972.
O final do filme (meio indefinido para mim) veio para o diretor em um sonho.
Este seria o filme de estreia de Laurie Bird, a Garota. Ele iria estrelar mais dois filmes, antes de tirar sua própria vida em 1979 em Nova York. Já em 1983, três dos 4 atores já estavam mortos. Laurie em 1979, Warren Oates sofreu ataque cardíaco e morreu em 1982 com 53 anos e Dennis Wilson se afogou um ano depois.
Laurie Bird e Monte Hellman se envolveram romanticamente durante o filme. Em 1974, Bird começou uma relação com o cantor Art Garfunkel, que durou 5 anos, até que ela se matou aos 25 anos.
Veja o filme legendado pelo link abaixo: