Peter Lorre faz o papel de Roderick Raskolnikov, um brilhante, contudo pobre criminologista, que recorre ao assassinato, quando sua mãe e irmã são ameaçadas de ficar sem casa. O crime parece passar despercebido por ele, até que sua consciência começa a atormentá-lo e aumenta quando um investigador, Edward Arnold (Inspetor Porfiry) o leva a mais pânico.
Esta versão, que estou publicando, tem alta resolução e cheia de efeitos de luzes proporcionados pelo diretor von Sternberg, causando uma maravilhosa atmosfera e uma tensão realista. Sternberg deve tudo isso à cinematografia do lendário Lucien Ballard. Veja a biografia dele aqui: https://www.imdb.com/name/nm0005644/?ref_=ttfc_fc_cr5
Os dois principais atores levam o filme, Peter Lorre e Edward Arnold. Talvez tenha sido uma das melhores atuações de Lorre. Arnold é muito conhecido pelos filmes que fez com Frank Capra. Um dos grandes dele foi este: "Mr. Smith Goes to Washington" (A Mulher Faz o Homem), de 1939.
Este filme foi criticado pelo próprio Sternberg, que disse que era pouco literal ao livro. Mesmo assim, o roteiro é bem escrito, com atuações excelentes e a capacidade expressiva de Peter Lorre.
Esta versão faz muitas concessões do romance original de Dostoiévesky. Mas, algumas mudanças são inevitáveis para colocar na forma do cinema.
É essencialmente um longo diálogo entre Raskolnikov (Lorre) e o Inspetor Porfiry, com momentos pelos pensamentos de Raskolnikov a respeito do crime, interlúdios com sua família e sua vida amorosa.
Com Peter Lorre, Edward Arnold, Marian Marsh como Sonya, Tala Birell como Antonya Raskolnikov, Elizabeth Risdon como Sra. Raskolnikov e Mrs. Patrick Campbell como a penhorista.
Eu havia colocado esse filme no meu último canal do YouTube, mas este encerrou meu canal, embora a falha tenha sido deles. Como eles são todos poderosos e não tem qualquer concorrente, eles fazem o que bem entendem e não adianta você argumentar. Encerrando o canal, eles não te dão opção de poder transferir os filmes publicados para sua nuvem, perdi dezenas de bons filmes. Não poderia deixar de publicar este aqui.
Veja o filme pelo link abaixo:
Parabéns pela postagem , você faz um excelente trabalho de compartilhamento de diversão e cultura.
ReplyDeleteOlá, Walter. Eu já tive alguns canais no YouTube, onde minha frequência de postagens era muito maior, mas o YouTube removeu todos os meus canais. Não dá mais para trabalhar na plataforma deles. Então, estou apenas no blog.
Delete